segunda-feira, 13 de junho de 2011

LEIS QUE O COLOMBO PRECISA CONHECER

Segue algumas leis que o Governo Colombo deveria conhecer e cumprir:

Lei nº 11.738/2008 -Institui o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais dao Magistério Público da Educação Básica
Lei nº 11.494/2007 - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Basica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB
Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Lei nº 12.014/2009 - Define as categorias de Trabalhadores que se Devem Considerar Profissionais da Educação
Resolução CNE/CEB nº2/2009 - Fixa as Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e
Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública

Os professores cumprem.... e o governo cumpre?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

TEXTO AB' SABER SOBRE O LITORAL DE SC

LITORAL DE SANTA CATARINA E ILHA DE SANTA CATARINA

AB’ SABER, A. N. Litoral do Brasil. Pg. 256 a 259.

Santa Catarina, situada ao centro do litoral catarinense, é uma das ilhas continentais mais expressivas da costa brasileira. Trata-se de um acidente costeiro do tipo das ilhas continentais desvinculadas dos esporões de serra e maciços costeiros de uma área bastante acidentada e complexa do litoral brasileiro. O Canal do Estreito, que separa a ilha do continente, teve gênese similar aos processos tectônicos e fisiográficos que deram origem ao Canal de Bertioga, sendo, porém, muito menos complexo que os processos tectônicos e erosivos que originaram o Canal de São Sebastião , em São Paulo. Entre os altos rochosos e sub-rochosos da Ilha de Santa Catarina, existem níveis de erosão do Quaternário Antigo que foram gerados processos fluviais no período Würm IV – Wisconsin Superior, quando o nível do mar desceu menos 100 metros. Depois durante a ascensão dos mares no Holoceno, o paleovale do Estreito foi submerso por águas marinhas e finalmente sujeito a formação de planícies de marés com alguns manguezais típicos. Os mangues regionais, de distribuição irregular, teriam se formado a partir do descenso do nível do Mar de Alto de mais de 3 metros, estando relacionado, portanto, com a discreta retropicalização que se estabelece na porção atlântica de Santa Catarina. O litoral insular leste da ilha possuía irregularidades sucessivas, as quais sofreram retilinização costeira sincopada por restinga e a presença eventual de dunas. De tal maneira que a alongada ilha de terrenos cristalinos predominantes decompostos e florestados possui um mostruário de feições que em miniatura relativa representa todo rol de fatos fisiográficos e paisagens ecológicas do Brasil tropical atlântico, embora situada que está na faixa de transição entre os climas quentes e subtropicais úmidos.

Não é por outra razão que a antiga cidade insular de Desterros, hoje Florianópolis, possui grande atratividade turística e residencial em função da diversidade paisagística e marítima. Para liga-la ao continente, foi construída a Ponte Hercílio Luz , Que representou um modelo estrangeiro de transposição de canais, hoje transformada em um importante patrimônio da capital catarinense. Para ligar a porção central de Florianópolis ao continente, construiu-se uma ponte de cimento armado adaptada ao novos fluxos de pessoas e pesos do transporte terrestre interurbano. Disso tudo resulta que Florianópolis e algumas cidades situadas ao sul da ilha passaram a funcionar como setor litorâneo fortemente atrativo para turistas argentinos, uruguaios e chilenos.

Possuindo clima insular de inverno menos agressivo do que os setores atingidos pelo minuano, oferece condições de permanência de visitantes e turistas durante maior parte do ano. As pessoas que apreciam ambientes mais simples e agradáveis vem ocupando praias e colinas de pequenas enseadas paradisíacas situadas ao sul da ilha; destacando-se, entre elas, a região de Garopaba e Praia do Rosa.